domingo, 24 de junho de 2018

TALENTOS DA TERRA: RODRIGO TAVARES

Rodrigo Tavares- Foto acervo Pessoal

Rodrigo Ungaretti Tavares, nasceu em Bagé, no dia 29/10/86. Filho de Helenise Ungaretti Tavares e Guilherme Chaves Tavares.
Foi aluno do Colégio Franciscano Espírito Santo e cursou Direito na Universidade da Região da Campanha.
Despertou para a literatura lendo muito. Desde muito novo, incentivado pelos pais e pela escola, sempre teve o hábito de ler mais do que qualquer outra atividade infantil. Não era afeito aos jogos de rua ou videogame, sempre preferiu ler e criar os seus mundos de brinquedo. Com o tempo, naturalmente teve vontade de contar histórias. Primeiramente, buscou contá-las através da música, seja cantando ou compondo, e depois viu que seu caminho como contador de história era realmente escrevendo.
Do ano de 2002 até 2007 representou Bagé em diversos festivais nativistas com o saudoso grupo “Os Graxaim do Bento Rengo”. Dessa fase, existem dois discos lançados: “Bem no Estilo da Fronteira” (2005) e “Convivência Campeira” (2007).
Em  2007 lançou seu primeiro livro, um longo conto denominado “O andarilho”.
Em 2009 lançou mais outra obra “Noite Escura”(novela), já esgotada em sua versão física. Porém, o mesma é encontrada no site da Amazon, em versão digital e constantemente está na lista dos mais vendidas da categoria. O livro ultrapassou fronteiras e despertou o interesse de alguns profissionais cinematográficos para transformar a história em filme.
Além dos livros próprios, Tavares já participou de algumas coletâneas de contos, lançadas pelas editoras Martins Livreiro (RS), Oito e Meio (RJ) e Empíreo (SP).
Além de escrever, ele é advogado e atualmente reside na cidade de Porto Alegre. Porém, independentemente de onde esteja residindo, é sempre Bagé que representa em suas participações em eventos.
Tavares estará lançando hoje, às 19h, na Livraria Café & Prosa, seu terceiro livro chamado "Andarilhos", publicado pela Martins Livreiro Editora, uma das editora mais renomadas e conceituadas do Rio Grande do Sul. A obra é fruto de um longo e árduo trabalho, que depois de muitas revisões transformou um conto (primeiro livro) em romance.
O autor tem um texto poético, mas ao mesmo tempo, acessível ao leitor. O cenário em que se passa a história é o Rio Grande do Sul, do início do século passado, com passagens em cenários grandiosos e reais. A obra trata de um romance entre dois jovens que é afetado por uma grande tragédia e as consequências desse fato na vida dos envolvidos. É um livro sobre traumas, amizade, perdão e, quem sabe, redenção; que busca a universalidade na linguagem e nas emoções, porém, com as raízes bem fincadas na região pampeana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário