segunda-feira, 25 de junho de 2018

3º R C Mec – Regimento Forte Santa Tecla

Acantonamento da unidade Parque da Associação Rural - Acervo do 3º R C Mec


      Quartel já instalado na avenida Espanha - Acervo do 3º R C Mec


O 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado foi criado pelo Decreto-Lei nº 5.170, de 6 de janeiro de 1943, com sede em Bagé-RS, para instalação a partir de 15 de janeiro daquele mesmo ano. Foi formado pela cessão de nove elementos de cada Unidade de Cavalaria (um sargento, dois cabos e seis soldados). Esse efetivo foi reunido na Escola de Motomecanização – Rio de Janeiro, até seu embarque definitivo para Bagé. Nesta cidade, o núcleo formador do 3º RC Mec recebeu suas primeiras instruções, sobre os seguintes assuntos: motorista, armamento munição e tiro (metralhadora) e comunicações.oEm 25 de janeiro de 1943, o pessoal que iria constituir o 3º R C Mec participou do 2º desfile motomecanizado do Brasil, na cidade de São Paulo - SP.

Cerca de dois meses depois, o núcleo formador do Regimento deslocou-se para o Sul por via férrea, o primeiro transporte desse gênero realizado no Brasil. Após uma breve parada para reagrupamento do material e troca de bitola da composição, a viagem é reiniciada em 20 de março, com um total de 140 viaturas; comboio esse constituído de cinco composições, cada uma comandada por um oficial. A viagem durou cerca de seis dias, sendo que a primeira composição deu entrada na Estação Ferroviária de Bagé às 22h do dia 26 de março de 1943, sendo recebida pelo general Canrobet Pereira da Costa, então comandante da 3ª Divisão de Cavalaria, autoridades civis, oficiais da guarnição e pelo povo bageense que, desde cedo já demonstrava um grande carinho pelo 3º R C Mec.

A quinta e última composição chegou em Bagé às 12h do dia 27 de março de 1943. Os trabalhos de descarga do material prolongaram-se por toda noite, vindo a findar somente na manhã de 28 de março. No mesmo dia, o 3º R C Mec deslocou-se da Estação Ferroviária até o Parque da Associação Rural, onde permaneceu acantonado, sendo que este desfile pelas principais ruas da cidade, constitui-se no terceiro desfile de tropa motorizada do Brasil.

Em 5 de abril de 1943, dá-se a instalação definitiva do Regimento, publicada em seu Boletim Interno de nº 01 e em 10 de abril, assume o Comando o então tenente-coronel Francisco Becker Reifschneider. A sede definitiva foi construída no período compreendido entre outubro de 1945 e fevereiro de 1949, na antiga Chácara dos Arejanos, que abrigou em seus campos uma olaria, fábrica de tijolos, telhas e manilhas (esta propriedade, nos primórdios do povoamento, até 1850, pertencia a José de Souza Netto, pai do general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio Grandense).

O 3° RCMEC não tem origem na cavalaria hipomóvel, sendo considerada, a unidade berço da cavalaria mecanizada, por ter sido a primeira a receber os veículos mecanizados modelo half-track.

Desde a sua criação, o regimento teve as seguintes denominações: 3º Regimento Auto Metralhadoras de Cavalaria (5 de abril a 9 de abril de 1943); 3º Regimento Moto Mecanizado(10 de abril de 1943 a 30 de junho de 1946); 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado(1º de julho de 1946 a 17 de maio de 1954); 3º Regimento de Reconhecimento Mecanizado (18 de maio de 1954 a 31 de dezembro de 1968) e por fim, 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2 de janeiro de 1969 aos dias atuais).

A partir de 18 de julho de 1997, o ministro de Estado do Exército – general  Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, em portaria nº 508, da mesma data, concedeu ao 3º R C Mec a denominação histórica de “ Regimento Forte de Santa Tecla” e, seu respectivo estandarte. O nome do regimento foi sugerido pelo coronel José Antônio Marques, na época, comandante da unidade e faz alusão à conquista do Forte Santa Tecla, conduzida incialmente em 1776 pelo sargento-mór Rafael Pinto Bandeira.

Em 1778, devido ao seu valor estratégico e posicionamento no terreno, o forte foi reconstruído pelos espanhóis. Em 1801, foi novamente tomado e destruído pelo Regimento Dragões do Rio Grande, comandado pelo coronel Patrício Corrêa da Câmara, motivo pelo qual, ambos os militares são exaltados na canção do regimento.

Os integrantes do “MEC” já participaram da 2° Guerra Mundial, Missões de Paz, sob égide da ONU no Timor Leste e no Haiti, bem como em forças de pacificação nos complexos do “Alemão” e “Maré” na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, o regimento conta com três esquadrões de cavalaria mecanizado, um esquadrão de comando e apoio, e um núcleo de oficiais da reserva, sendo este o único do Brasil a formar oficiais concludentes da arma de cavalaria e do serviço da intendência.

Em 1998, tive a grata satisfação de servir nesse quartel, como aluno de cavalaria do NPOR (Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva), onde num período de quase um ano, tive a oportunidade de conhecer vários amigos e aprender valores inestimáveis que conservo até hoje.

Fonte:

Lopes, Cássio Gomes e Lucas, Edgard Lopes. “A Rainha da Fronteira – Fragmentos da História de Bagé”, Bagé, Pallotti, 2015. 183 p.


http://www.3rcmec.eb.mil.br/index.php/historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário