quarta-feira, 20 de junho de 2018

RIO NEGRO - CACHOEIRAS, AFLUENTES, BANHADOS, PASSOS E LAGOAS



O Rio Negro nasce no atual município de Hulha Negra, aproximadamente dois km ao sul do entroncamento da Coxilha Geral com a Coxilha de Santo Antonio. Suas águas vertem de um manancial e correm para um vale pedregoso, onde embocam ribeiros e sangas.
Quase meia légua abaixo forma-se uma cachoeira que leva o nome do Rio. Ao lado desta existe uma grande fenda na rocha, conhecida como “Toca do Bugre”. Na seqüência, cerca de 1.600 metros abaixo forma-se uma cachoeirinha, que no século passado foi represada para construção de um moinho. Mais adiante, próximo a BR 293, forma-se outra pequena cachoeira, denominada de “cachoeirinha do Rio Negro”, onde muitos no verão costumam acampar e banhar-se. Cerca de 800 metros ao sul da Vila/ Bairro Floresta, encontra-se a famosa “lagoa da música”. Mais ou menos nesse ponto em diante, o rio ganha um terreno mais regular, menos acidentado, proporcionando uma melhor fluência, onde pela margem direita recebe os seguintes afluentes: Sanga da Areia, Sanga da Estiva, Arroio Quebracho, Arroio Quebrachinho, Arroio Bagé, Arroio Bocarra, Arroio Piraí, Sanga da Orqueta e Arroio São Luís. E pela margem esquerda, os seqüentes secundários: Sanga do Vime e Sanga Cinco Salsos. Também se formam alguns banhados na seguinte ordem: Banhado do Rio Negro, Banhado dos Carneiros, Banhado dos Gabriel (Gabrieis) e Banhado dos Martins.
Em relação aos trechos de vau, o rio possui os seguintes pontos de passagem: Passo do Pinto, Passo do Areal (Passo do Toco), Passo do Botica, Passo do Valente, Passo do Espantoso (Passo da Capela).
Conforme o depoimento de alguns vaqueanos (pessoas conhecedoras do rio) existe em torno de 23 lagoas ao longo do curso de água, com nomes relacionados ao formato, história e singularidade das mesmas, no qual podemos citar: Lagoa do Clarim, Lagoa da Brigada, Lagoa Bonita, Lagoa do Peixe Miúdo, Lagoa do Quilinudo, Lagoa Formosa, Lagoa da Bolsa, Lagoa das Mulas, Lagoa Suja etc...
Em território brasileiro, o Rio Negro tem aproximadamente 110 km de extensão desde sua nascente até o tributário São Luís, na fronteira com o Uruguai. A “Bacia do Rio Negro” é a menor em área, dentre as existentes em nosso estado e é de suma importância para nós e o país vizinho, constituindo um sistema natural e ecológico (Bioma Pampa), que precisa ser preservado. 1

FONTES:

1 Lopes, Cássio Gomes e Lucas, Edgard Lopes. “Cerros de Baye, Santa Tecla – Origens de Bagé”, Bagé, LEB, 2012. 148 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário