segunda-feira, 25 de junho de 2018

O DESCASO COM OS CEMITÉRIOS DE CAMPANHA




Fotos do Cemitério dos Anjos, Bagé-RS

“No dia em que eu morrer/Façam festa com fartura/Não quero muita tristeza/Nem caixão de tábua dura. Quero bem curtinha as vela/Velório meio às escura/Me enterrem num campo aberto/Quero só gado por perto/E nego bom não se mistura”. Esses versos do cantor “Crioulo dos Pampas” resumem bem o desejo da maioria dos antigos moradores da Campanha Gaúcha, que foram sepultados em cemitérios rurais. Acontece que boa parte dos familiares responsáveis pelos túmulos desses defuntos, não está nem um pouco preocupada com isso e está levando aos poucos, os restos mortais dos seus “entes queridos” para cemitérios urbanos, com a única finalidade de tornar cômodo, seus cuidados para com eles. Atitudes como essa, além de desrespeitosas, contribuem bastante para que os cemitérios rurais aos poucos fiquem esquecidos. Em minhas andanças campanha adentro, perdi as contas de quantos “campos santos” encontrei desprotegidos (sem cercas), sujos, cobertos pela vegetação, com túmulos destruídos ou violados, servindo de abrigo para o gado, moradia para zorrilhos, tatus e abelhas. A realidade é que a grande maioria dos cemitérios de campanha está totalmente abandonada e se os familiares das pessoas que ali estão enterradas, não se importam, tão pouco o poder público. Portanto, caros leitores, está mais do que na hora de unirmos esforços para mudar esse cenário e criarmos ações a fim de conservar esses importantes locais, que guardam a memória e a história da nossa gente. Já dizia meu velho pai: “Quer saber a história, visite um cemitério”.

Fonte:

https://www.letras.mus.br/baitaca/1479248/

2 comentários:

  1. é verdade. tem um cemitério de campanha abandonado na estrada quando vou pra fora, e volta e meia eu paro ali para olhar um pouco. O problema de ser "sujo" em volta é que um dia quase pisei numa cruzeira... nunca mais fui

    ResponderExcluir
  2. cemitério dos ROSA ,fiquei muito triste em ver a situação em que se encontra . o cemitério onde esta os restos mortais da mãe do meu marido , e bisavô da minha filha Antonio Rosa. tentamos algumas vezes visitar , mas fomos proibidos , por se tratar de terreno particular.


    ResponderExcluir