segunda-feira, 25 de junho de 2018

HISTÓRIA DA MÚSICA "NA BAIXADA DO MANDUCA" - NOEL GUARANY

Como bem destaquei neste espaço, em janeiro do ano passado, Noel Guarany esteve na Rainha da Fronteira, na década de 1970, participando da Semana Crioula de Bagé e visitando amigos, entre eles, o saudoso Gaspar Luis Silveira Pereira. Este tinha uma estância localizada em Vichadero, no Uruguai e administrava outra fazenda em Jaguarão Chico - Aceguá, que era de propriedade de sua sogra, Maria de Lourdes Gonçalves Leão, ambas as fazendas frequentadas por Noel.  E foi provavelmente numa dessas estâncias que ele teria composto a música “Na baixada do Manduca”, que eternizou alguns locais e personagens da nossa região: “O chinaredo lá da estância (Rancho Las Flores – Vichadero)/Se "aprepara" já faz dias/Segundo Siá Basilícia (folclore missioneiro)/Vai trazer várias famílias/Prá escutar o dom Ortaça (Pedro Ortaça) /E o gaiteiro Malaquias (Reduzino Malaquias)/E o cantor da bossoroca (o próprio Noel Guarany)/Que canta com galhardia. E dê - lhe mate pelos cantos/No compasso da chamarra/Entra Juca e sai Manduca/E dê - lhe cordeona e guitarra. Jaguarão Chico (Estância Rancho Alegre) e Vichadero (Estância Rancho Las Flores)/Se alvorotou a peonada/Do caseiro ao capataz/Todos de bota ensebada/E o careca Zaragosa (Creca Zaragoza –ginete e domador)/Nem liga prás gineteada. A prendinha Ana Luiza (Ana Luíza Pereira Martins)/ Filha do nosso patrão (Gaspar Luis Silveira Pereira, na época patrão do Centro Nativista Gaspar Silveira Martins)/Já encargo água de cheiro/Vinda de outros rincão/E um delantal colorado (lenço vermelho)/Partido de sua opinião (Partido Colorado-Uruguai).
Interessante destacar, que o título da canção é uma referência à antiga “baixada” (rua Salgado Filho – bairro São José), onde ficavam localizados os cabarés de Bagé, caminho por onde Gaspar e amigos passavam quando iam para Vichadeiro. A música “Na baixada do Manduca” foi imortalizada no LP “Payador, Pampa e Guitarra” (1976), disco patrocinado pelo Centro Nativista Gaspar Silveira Martins.

FONTES:

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/01/21/noel-guarany-o-guitarreiro-das-missoes
https://www.letras.mus.br/noel-guarany/849979/

6 comentários:

  1. Sou um fã do Noel kkk e não sabia disso aliás sabia que o título da música era referencia a uma rua da cidade de bage onde avia estes movimento em que o texto faz referência ,nas não de todos estes detalhe parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Passo muito nesta rua,saudades do tempo que Bagé era Rainha da fronteira.

    ResponderExcluir
  3. O que significa "Manduca" na música? "Entra Juca e sai Manduca".. tenho um cavalo com esse nome, meu sogro que deu por causa da música, gostaria muito de saber. Se alguém puder ajudar! Obrigada!

    ResponderExcluir