domingo, 24 de junho de 2018

DESVALORIZAÇÃO E IRRECONHECIMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO

Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Registros históricos apontam o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), órgão já extinto, como precursor dos processos seletivos para preenchimento de cargos públicos no país. Realizado no segundo semestre de 1937 e válido para todo o território nacional, o concurso teria atraído cinco mil candidatos para disputar vários cargos.

Nos primórdios existia muita “padrinhagem” nos concursos públicos, principalmente no meio masculino. Segundo o depoimento de vários servidores públicos ativos e inativos, os candidatos pretendentes entravam literalmente pela “porta dos fundos”, realizando “provas marcadas” acomodadas pelos seus “padrinhos”, somente porque eram bons jogadores de futebol.

Antigamente o cargo de funcionário público tinha prestígio na sociedade, mas com o passar dos anos, a função passou a ser sinônimo de vagabundagem.

Como não bastasse isso, atualmente, o servidor público, ainda por cima é com frequência, desvalorizado no seu ambiente de trabalho pelos seus próprios colegas, principalmente pela chefia imediata.

O setor público é um espaço dos extremos e independente da esfera (municipal, estadual e federal) não existe meio termo, ou seja; ou o servidor faz muito, ou faz praticamente quase nada. E por mais que este se esmere na realização e cumprimento de suas atribuições, dificilmente será reconhecido, pois geralmente é considerado por muitos de seus pares, como um verdadeiro sotreta.

Esses fatores, somados a tantos outros, como estagnação e atraso salarial, ambiente e clima organizacional ruins, têm levado muitos servidores a desenvolverem várias doenças neuropsíquicas, gastrointestinais e LER (Lesões por Esforço Repetitivo).

Portanto, caros leitores, o servidor público não vive num “mar de rosas” como muitos imaginam e apesar dos benefícios que possui, há muito a conquistar, principalmente a dignidade que merece, pois seu trabalho é, sem dúvida, de suma importância para a sociedade.



Fontes:

https://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/qual-foi-o-primeiro-concurso-do-brasil-68590.html

http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/orientacao/orientacao-veja-definicao-de-servidor-publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário