sábado, 2 de novembro de 2019

JOSÉ CYPRIANO NUNES VIEIRA

Nasceu em Pelotas, em 25 de dezembro de 1926. Filho de José Alves Nunes Vieira e de Celina da Cunha Echenique, ambos naturais de Pelotas. Fez estudos preliminares em três anos de ginásio, no Colégio Gonzaga de Pelotas (1933/ 1941). Transferiu-se, então, para o Rio de Janeiro, onde terminou o ginásio e concluiu o curso científico (1943/ 1945), no Colégio São José, na Tijuca, Educandário dos Irmãos Maristas. Voltou a Pelotas para estudar agronomia, concluindo o curso, na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, colando grau em 8 de dezembro de 1950. Neste mesmo ano, iniciou as atividades profissionais na Estância do Tigre, de propriedade de seu pai, no então distrito de Olhos D'água, município de Bagé. Casou-se em Pelotas, a 23 de fevereiro de 1954, com Ana Munhoz Chaves, natural de Jaguarão, filha de Pedro Leonor Chaves e de Raudelina Munhoz Mattos. Deste matrimônio houve a seguinte descendência: Gervásio, Renato, Laura Helena e Ana Celina.
Exerceu a presidência da Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos-ARCO, por dois biênios (1962/1966). No ano de 1958, fez uma viagem de estudos aos Estados Unidos, patrocinada pelo International Cooperation Administrativon, visitando diversos estados, avaliando os professores de agricultura e pecuária naquele país.
Foi diretor comercial e depois diretor secretário da Cooperativa Mista de Lãs Ltda. (Cobagelã), de 1964 a 1977.
Ingressou como professor na Fundação Atilla Taborda, em 7 de dezembro de 1970, lecionando a disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos, no curso de Agronomia e de Medicina Veterinária, juntamente com Nicanor Antônio Risch, João Luiz Paixão Cortes, Fernando Oliveira e Raul dos Santos Abreu.
Alguns anos após, passa a ser diretor da Faculdade de Agronomia de junho de 1989 a 31 de dezembro de 1992 e depois na Universidade da Região da Campanha, Urcamp, onde lecionou as disciplinas de Anatomia Animal, Fisiologia Animal, Genética, Melhoramento Animal, Ovinotécnica, Biologia do solo, Entomologia Agrícola. Já no curso de Agronomia, ministrou as seguintes matérias: Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.
Licenciado em Estudos Sociais pela FAT/FUnBa, teve cursos de especialização em nível de pós-graduação em Biociências (1979), Zoologia dos Vertebrados (1984), Produção Animal (1979), Agricultura (1984), Ovinotécnica (1990). Criador de Ovinos da raça Corriedale, foi jurado em Palermo (1969) e Bahia Bianca (1970), na Argentina e, ainda, em várias exposições do Rio Grande do Sul. Pertenceu ao Conselho Diretor da FAT/FUnBA junto ao Conselho Federal de Educação em Brasília. Foi colaborador com Tarcísio Taborda em pesquisas históricas e palestras sobre o Visconde de Serro Alegre no Museu Dom Diogo de Souza.
O gosto pela literatura e pela história foi despertando na Academia Jackson Figueiredo, nos tempos de estudante na Escola São José, no Rio de Janeiro. Dedicado à pesquisa da História do Rio Grande do Sul, colaborou com vários artigos históricos no Jornal Correio do Sul e publicou os seguintes livros: "O Fundador do Herval" (1988), "Água Encanada" (1998) e "Fatos da História Gaúcha" (1998).
Faleceu no dia 2 de julho de 2015, deixando os filhos e netos.

Fontes:
Garcia, Elida Hernandes. "Escritores Bageenses", Bagé, Editora Praça da Matriz, 2006.232 p.
https://issuu.com/jornalminuanobage/docs/20150703

Nenhum comentário:

Postar um comentário