sábado, 2 de novembro de 2019

GODOFREDO CAPPUA


Godofredo Nascimento Cappua nasceu no dia 8 de novembro de 1937, em Pinheiro Machado-RS. Filho de Domingos Cappua e Hermenegilda Nascimento Cappua. Em março de 1944, Domingos veio residir com a família em Candiota para trabalhar de Guarda Chaves, na Estação Ferroviária de Dario Lassance. Próximo a este local, funcionava uma escola improvisada no antigo casarão de pedras, onde Godofredo realizou seus primeiros estudos. Mais tarde, em busca de formação, muda-se para Pelotas onde conclui os seguintes cursos:
·        Mestre Agrícola (1957) - Escola CAVG (Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça), atual Campus CAVG da IFISUL (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul);
·        Mecânico (1960) - ETP (Escola Técnica de Pelotas), atual Campus Pelotas da IFISUL (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).
Nessa época, conciliava os estudos com a atividade de jogador de futebol, tendo atuado profissionalmente como goleiro no Grêmio Atlético Farroupilha, tendo sido Vice-campeão Estadual de Futebol pela equipe em 1959.
Após consagrar-se campeão, volta para Candiota em 1961, onde é admitido na Usina Candiota I, na função Torneiro Mecânico.
Posteriormente, contraiu matrimônio em 05 de março de 1966, com Claci Soares Cappua, com a qual teve os filhos: Jefferson, Everton, Deisi e Cássio.
Participou ativamente da vida social e sindical de Candiota, exercendo cargos diretivos nas seguintes entidades:
·        Presidente do Clube Social Recreativo Candiota (1970 a 1972);
·        Dirigente Sindical no Senergisul (1977 a 2010);
·        Patrão do CTG Candeeiro do Pago (1982-1983).
Também teve marcante atuação na política regional, sendo eleito Suplente de Vereador no Legislativo Bageense (1989 a 1992), Vereador e primeiro Presidente do Legislativo Candiotense (1993 e 1995) e primeiro Prefeito em exercício da Capital Nacional do Carvão (1995).
Jogou em várias agremiações esportivas de Candiota, mas foi no time do Grêmio Esportivo Candiota que ganhou destaque regional, defendendo o gol da equipe.
Faleceu em 20 de janeiro de 2016, deixando a esposa, filhos e os seis netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário