sábado, 2 de novembro de 2019

A FUGA DE BRIZOLA PARA O EXÍLIO NO URUGUAI


Existe muita boataria a respeito dos últimos momentos de Leonel Brizola antes de se exilar no Uruguai, em 1964. São várias versões sobre o episódio. A primeira sustenta que ele teria se vestido de mulher e ido de Porto Alegre até uma praia do litoral norte, onde embarcou num fusca, atravessando o Rio Grande e abastecendo o veículo em Bagé, antes de atravessar a fronteira. A segunda versão, por sua vez, é praticamente igual a primeira, mudando apenas o disfarce, ao invés dos trajes femininos, os de padre. E por fim, a última, que defende que Brizola teria se deslocado do litoral num avião até a estância do Sr. Oscar Silva, em Dom Pedrito, onde permanecera algum tempo, antes de se exilar. Na realidade, a verdadeira historia sobre o episódio, somente foi divulgada recentemente, através do depoimento do piloto Manoel Leaes, única testemunha ocular do fato, que revelou com detalhes como foi a aventura:
“A verdadeira história da saída de Brizola é tensa. Perseguido pelas forcas da repressão, Brizola se encontrava em Porto Alegre, sem condições de sair do país. Já em fins de abril de 1964, eu, que já estava no Uruguai acompanhando o presidente Goulart, recebi a visita de um emissário que me propôs uma missão: resgatar Brizola no Brasil.

Fontes:

2 comentários:

  1. A Verdade sobre a fuga e onde para onde? Brizola tinha muitos amigos em Ijuí e Catuípe, Os Burmann, os Barriquello, e o granjeiro forte e homem de bem Osvino Greiwer ( GRAIVER) que tinha uma fazenda em Catuípe ,próximo a Santo Angelo . Não sei como Brizola veio a Ijuí, mas na estrada que vai de Ijuí que vai a Tres Passos, morava meu amigo Dionísio De Marqui, bem ao lado da Ponte do Rio Ijuí, margem esquerda. Essa casa foi comprada por um armeiro amigo meu também. E levada rio abaixo na grande enchente que houve na região.. Bom Brizola ficou na casa desse cidadão. E depois levado para a granja em Catuípe de Osvino Greiwer, que tinha um pequeno avião e tinha campo de pouso, que talvez ainda exista hoje. Eu na época 1964 trabalhava em Porto Alegre na Saudosa Guarda de Transito da Policia Civil, extinta em 67...Bom no final de 60, Osvino com seu avião ia no Uruguai buscar Brizola e faziam churrasqueadas em sua fazenda, e ninguém desconfiava. Essa é a verdade...Econtrei hoje um filho de um peão de Osvino, que confirmou quando era garoto ver seguidamente Brizola na fazenda de Osvino. Brizola tinha muitos amigos bem de vida por essa região. Quem iria desconfiar? Mas certa feita vi o pessoal de Exército querendo pegar o motorista do Brizola, mas esse já tinha dado no pé.

    ResponderExcluir
  2. Guardem para a História...PS a maioria desse pessoal, já não está mais entre nós.;

    ResponderExcluir