sábado, 2 de novembro de 2019

DESRESPEITO E FALTA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO DE BAGÉ


Segundo o último senso do IBGE, Bagé tem uma população aproximada de 122 mil habitantes e uma frota estimada de 66 mil veículos, distribuída em 39.053 automóveis, 1.378 caminhões, 272 caminhões tratores, 5.128 caminhonetes, 1.936 camionetas, 235 micro-ônibus, 14.450 motocicletas, 1.681 motonetas e 354 ônibus. Boa parte dessa frota roda quase que diariamente pelas ruas de nossa cidade e freqüentemente vemos cenas de desrespeito e falta de educação no trânsito, tanto nas vias centrais, quanto nas periféricas. São casos de excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, desrespeito a faixa de pedestre e vias preferencias, falta de bom senso no uso das rótulas, a não utilização do pisca quando necessário, a desobediência ao sinal vermelho nos semáforos, o uso indevido do celular na direção, somados a embriaguez no volante e a falta de atenção, tornam o transito de Bagé extremante perigoso, onde a situação piora ainda mais, nos horários de pico e dias de chuva. Outro fator alarmante é audácia de alguns motociclistas que, além de ultrapassar indevidamente pelo lado direito, “costuram” o transito em alta velocidade, colocando em risco suas próprias vidas e dos demais, principalmente a de pedestres.
Para se ter uma idéia da gravidade do quadro, para que a maioria dos motoristas respeite à faixa de pedestres, é necessária a presença intimadora de um fiscal de trânsito.
Na Avenida Santa Tecla existem várias faixas de pedestres, no entanto, se torna difícil atravessá-las, visto o excesso de velocidade dos veículos que ali transitam. Alguns motoristas ao pararem para os pedestres atravessarem a via, acabam sendo atingidos pelos veículos que vêm logo atrás. Sem falar nos pedestres que até conseguem atravessar a primeira faixa, mas são atropelados na segunda.
Outro aspecto preocupante é a falta de atenção dos motoristas em relação aos pedestres idosos, que não tem agilidade de locomoção e atravessam as vias vagarosamente e alguns, infelizmente, nem percebem a aproximação dos veículos e acabam vítimas de atropelamento. Podendo citar o caso de duas idosas que foram atropeladas por caminhões no centro de Bagé (17/06/2016) e no bairro São Bernardo (28/07/2017).
A falta de respeito no trânsito na Rainha da Fronteira é tanta, que muitas vezes, os motoristas por mínimas coisas se trocam ofensas, tapas e até socos.  
Portanto, caros leitores, está mais do que na hora de unirmos esforços e criarmos ações providenciais para mudarmos esse triste cenário.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário