segunda-feira, 21 de julho de 2014

ESTÂNCIA SÃO JOÃO, Candiota-RS

                                                     Sede da Estância São João

Em meados do século XIX Malaquias dos Santos Faria, agricultor e pecuarista no município de Piratini adquiriu os campos situados na região entre os arroios Candiota e Candiotinha e ali iniciou a sua vida. Trazia no espírito e no coração não apenas a experiência da saga vivida pelos seus ancestrais tinha, também, a vontade indômita de ali firmar raízes e de formar a sua família. Com dedicação e muito trabalho foi, paulatinamente, adquirindo as terras onde hoje está construída a sede da Estância São João. Malaquias era filho de Luis Manoel de Faria e de Eugênia Maria dos Santos e neto de Mariana e José de Faria Rosa, casal açoriano da Ilha do Faial.

Malaquias casou com Maria José Madruga, filha do fazendeiro Pereira Madruga formando uma estirpe de numerosa família. O mais moço de seus filhos João Leôncio de Faria foi o sucessor na propriedade de Candiota.

João Leôncio (Joca) casou com Brandina da Rosa Brisolara, nascida em Tacuarembó, filha de Pedro Brisolara e de Delfina Madruga da Rosa, brasileiros que emigraram para o Uruguai em cerca de 1860.

João Leôncio era conhecido na região como Coronel Joca Faria. Enganjou-se ao antigo Partido Republicano rio-grandense no qual participou ativamente, tendo sido conselheiro municipal (vereador) em Cacimbinhas em mais de uma legislatura.

Joca participou de inúmeros episódios políticos em Cacimbinhas tendo granjeado, graças a sua habilidade política, amplo apoio no partido e na comunidade, hoje denominada Pinheiro Machado. Certa feita a direção de seu partido enfrentou sérias divergências na escolha de um representante para a chefia política no distrito de Candiota, apresentado o nome do Coronel Joca Faria o impasse foi imediatamente resolvido, pois Joca teve a unanimidade dos votos. Fato que representa o quanto era querido e a importância da sua liderança. A Estância “São João” foi, nessa época, palco de inúmeras e importantes reuniões políticas na qual compareciam destacados políticos da região.

Sede da Estância sobre outro ângulo.

Joca Faria criava bovinos das raças Hereford e Holandes, ovinos Corriedalle e cavalos puros sangue inglês, alguns deles disputando em vários hipódromos do estado. De seu matrimonio com Brandina teve quatro filhos: Jenni, casada com Manoel Malafaia, Dinah, solteira; Eloah, casada com Oscar Brisolara e João Lyra de Faria, advogado formado em 1939 pela Universidade Federal do Rio Grande Sul que ingressou no Ministério Público em 1940 e exerceu suas funções em Pinheiro Machado, Canguçu, Rosário do Sul, Bagé e Porto Alegre. Aposentou-se no cargo de Procurador de Justiça. Cargo que ocupou por mais de dez anos atuando perante os Tribunais de 2ª. Instância. Quando esteve em Bagé, juntamente com vários outros colegas e professores, deu início ao curso que originou a Faculdade de Economia, a mesma da qual se originou a atual Universidade da Campanha.
João Lyra casou com Suely Dias de Castro Borges, filha única das tradicionais famílias Borges, de Pelotas e Dias de Castro, de Piratini, e tiveram três filhos:
- Álvaro Roberto, casado com a Pedagoga Arilcéia Teixeira, funcionária pública, pais de Clarissa, bacharel em direito.
- Maria Lúcia, casada com o Dr. Carlos Roberto Martins Brasil, advogado e pecuarista, pais de dois filhos; Luciano e Maria Cristina. Luciano é casado com Adalgisa Wiedemann Chaves, ambos promotores de justiça, pais de Luisa e João Pedro; Maria Cristina é advogada em Porto Alegre;
- João Luis casou em primeiras núpcias com Sonia Obino com quem teve a filha Roberta, casou em segundas núpcias com Cláudia Petry, advogada, com quem teve os filhos: Letícia, João Luis e Pedro Henrique.
Vista panorâmica da Estância São João

Enquanto esteve à frente da Estância “São João”, o Dr. João Lyra de Faria introduziu contínuas melhorias em sua sede e no sistema produtivo da estância. Com seu falecimento a propriedade passou a ser administrada por seu genro Carlos Roberto Martins Brasil.


Fontes: 

          
FONTES, Carlos; VIEIRA, Yara Maria Botelho. "As Estâncias Contam a História",  Santa Maria, Pallotti, 2005. 216p.

2 comentários:

  1. Olá Cassio,
    sou desenvolvedor dos mapas digitais, para ( navegador) GPS da Garmin, de Bagé, Candiota, Herval, e outros municípios do sul do sul. Olhando o GE verifiquei que havias colocado fotos de vários locais. Achei bacana e coloquei vários no mapa de Candiota. ( http://tracksource.org.br/ ) Assim um turista que andar por aquelas bandas poderá localizar os locais das fotos.
    Abraço
    Antonio Bubols

    ResponderExcluir
  2. Dias de castro eram meus parentes , em Piratini ela era filha do Bernardo Dias de castro?? irmão do meu 3 avô? o Antonio Dias de castro todos de PiratiniRs. a onde a minha familia começou. VIERAM DE Portugal,da Freguesia de Montelongo e que depois passou a ser Fafe distrito de Braga Portugal um linda história da familia Dias de castro. !!!! que se instalou em PIratini Pelotas RS.

    ResponderExcluir