segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

HOMEM EUCALIPTO

 O nome eucalipto deriva do grego: eu (= bem) e kalipto (= cobrir), referindo-se a estrutura arredondada de seu fruto em formato de cálice, o qual protege bem as suas sementes. É uma árvore nativa da Austrália, doTimor e da Indonésia, sendo exótica em todas as outras partes do mundo. Possui mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente. Foi introduzida no Brasil em 1868, quando as primeiras mudas da planta chegaram ao Rio Grande do Sul. No entanto, só em 1950, passa a ser plantado para fornecer matéria-prima para o abastecimento das fábricas de papel e celulose.

 A região da Campanha Gaúcha é repleta de centenas de imensas áreas florestadas com essa planta. Quem já teve a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento  de algum bosque de eucaliptos plantado com pequeno espaçamento entre as mudas, sabe muito bem como a espécie se comporta. Inicialmente a planta até convive bem com as demais; mas, à medida que cresce e ganha altura vai impossibilitando com que o sol ilumine a vegetação menor a seu redor. Sem luminosidade, arbustos, ervas e pastos acabam morrendo. Além disso, a espécie desconfigura e encobre as particularidades do terreno.

Em nossa sociedade, nos seus mais variados ramos, existem muitos homens que agem da mesma forma que eucalipto: no começo, até convivem bem com seus semelhantes; mas, conforme crescem, exaltam-se. Procuram ofuscar e abafar o próximo, pois ninguém pode lhes fazer sombra. Só eles devem ser vistos, lembrados e elogiados.

O que fazer então com esses “homens eucaliptos”?

Apenas orar para que o Supremo Criador tenha misericórdia deles, pois:

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:11).

 

Fontes:

http://www.remade.com.br/br/revistadamadeira_materia.php?num=20

http://www.agrocursos.org.br/pdf/Silvicultura.pdf

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário