sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CEMITÉRIO DA GUARDA RECEBE LIMPEZA E PINTURA EM TÚMULOS E MAUSOLÉUS

                    Voluntários a ONG Fazenda Esperança executando a limpeza entre os túmulos

O Cemitério da Guarda é um local de relativa importância história, pois além de ali, por volta de 1786 ter existido uma guarda de pequeno porte, também abriga os restos mortais de José Francisco Lacerda, conhecido popularmente como “Chico Diabo”, que se notabilizou por ter ferido mortalmente, com uma lançada o ditador Francisco Solano Lopez, em Cerro Corá, nos campos do Paraguai, no dia 1º de março de 1870, dando assim, fim a Guerra da Triplice Aliança, após seis longos anos de lutas. 

                         Voluntários a ONG Fazenda Esperança executando a pintura nos túmulos

O local fica a 20 km do centro de Bagé, na localidade conhecida como “Olhos D’agua”, hoje distrito de Joca Tavares. O mesmo se encontrava em total estado de abandono, infestado de capim annoni, árvores espinhosas e lixo por todos os lados. 
                                               Assessores também efetuaram a limpeza   

No entanto, dia 18 do corrente mês o vereador Uílson Morais, assessores e voluntários da ONG Fazenda Esperança colocaram um fim nessa triste situação e deram o devido tratamento que o cemitério necessitava. Além executar a limpeza do local, pintaram os túmulos e mausoléus ali existentes. 
                Vereador entre assessores e voluntários após pintarem o mausoléu do "Chico Diabo"

Essa iniciativa nos tempos de hoje, onde só ouvimos falar de escândalos envolvendo políticos, é digna de reconhecimento. Parabéns Uíslon Morais, finalmente Bagé tem um vereador comprometido em conservar a história de nossa cidade. Tenho certeza que este é apenas um dos muitos projetos que irás concretizar na Rainha da Fronteira. 



                                              Cemitério sob vários ângulos após a limpeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário